Secretária Municipal de Educação: Rosa Diniz Frech de Almeida.
Presidente do Educar: Alice Batista de Souza Brandão.

Endereço: Rua Padre Marques, 68, Centro Histórico, Resende/RJ.
Horário de Atendimento do Secretário ao Público: Quarta-feira, das 14 às 16h.
Horário de Expediente: 8h às 17h.
Telefone: (24) 3354-4515 / 3354-3559 / 3354-3916 / 3354-6442 (Fax)

Tem como competência formular e implementar as políticas públicas de educação do Município, em coordenação com o Conselho Municipal de Educação. Compete ainda ao órgão promover a gestão do ensino público municipal, assegurando o seu padrão de qualidade; garantir igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, inclusive para crianças e adolescentes portadores de deficiência física; além de assegurar aos alunos da zona rural a gratuidade e obrigatoriedade do transporte escolar, entre outras atribuições.

O Instituto da Educação do Município de Resende (EDUCAR) tem por finalidade executar a Política Municipal da Educação, como organismo governamental com o objetivo de prover, promover e fomentar, com a colaboração da sociedade, a Educação, como direito fundamental da cidadania, em coordenação com as demais entidades do Município, Estado e União, e na conformidade das diretrizes estabelecidas pela legislação vigente. Compete ao Instituto da Educação do Município de Resende (EDUCAR) participar do planejamento, promover, coordenar, fiscalizar, executar e fazer cumprir a Política Municipal de Educação, no âmbito do território municipal, bem assim, como organismo de governo, exercer as atribuições estabelecidas pela Lei Orgânica do Município, em seus artigos 179 a 203, e, de acordo com os níveis da descentralização política acertados entre a União, o Estado e o Município, participar da formulação e implementar, acompanhar e avaliar as políticas públicas educacionais.