Momento de brincar também ganha atenção e dedicação na Rede Municipal de Ensino de Resende, pela ‘Semana do Brincar’Na Escola Municipal Lídia Pires de Magalhães uma programação especial está prevista do dia 28 ao dia 31 de maio, com diversas brincadeiras e atividades voltadas para todos os alunos da unidade. Além das atividades nesta escola, diversas outras unidades na rede municipal terão atividades que valorizam o ato de brincar, fazendo com que as crianças aprendam de forma lúdica, além de fortalecer a convivência entre os pequenos.
O cronograma da Escola Lídia Pires prevê brincadeiras como caminhada com bexiga, corrida da colher, passa bola com os pés, vôleixiga, entre outros. As atividades acontecem no turno da manhã e da tarde, com acompanhamento de professores e funcionários. Ao todo, cerca de 220 alunos fazem parte do corpo estudantil da unidade, sendo 189 alunos do Pré I ao 5º ano e mais 30 alunos do Projovem Urbano.
De acordo com a diretora Ana Lúcia Machado Santos, esta já é uma prática comum entre as escolas, que buscam fazer com que as crianças aprendam de forma lúdica, além de fortalecer a convivência entre os pequenos.
– Esta é uma oportunidade de desenvolvimento da criança, pois através do brincar é possível aprender, experimentar, além de possibilitar relações sociais, organizar emoções e expressar a imaginação e a criatividade. Brincar ensina a respeitar, desenvolve a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. Por essa série de benefícios é fundamental promover eventos como esse – explica a diretora.
Para a secretária de Educação, Rosa Frech, o sucesso da Semana do Brincar é fruto do envolvimento dos professores, que perceberam a importância da ludicidade para o desenvolvimento infantil e se dedicaram a planejar e intervir no ambiente escolar visando acomodar as brincadeiras da criançada. Desta forma, todo lugar e espaço se transformam em “lugar de brincar e aprender”.
– Durante a Semana do Brincar procuramos incentivar nossas unidades escolares a trabalharem o resgate das brincadeiras infantis, em especial as brincadeiras mais antigas, como as cantigas de roda, soltar pipa e girar o peão que, infelizmente, quase já não fazem mais parte do cotidiano infantil, pois cederam lugar aos jogos eletrônicos e tablets. É claro que essa nova realidade também é importante e pode ajudar no desenvolvimento de nossas crianças, mas é preciso ter equilíbrio e utilizar pedagogicamente as brincadeiras modernas e as tradicionais, pois todas têm o seu valor – frisou Rosa Frech.
O Dia Internacional do Brincar, que é referência para a mobilização das escolas, foi instituído pela UNESCO para o dia 28 de maio e conta com a participação de centenas de cidades dos cinco continentes.