Resende alcançou a cobertura de 100% das ações prioritárias do Programa Saúde na Escola (PSE), no ano de 2023, ficando à frente de alguns municípios da região Sul Fluminense. Assim, com a cobertura total, o município recebe o valor da verba integral do Governo Federal para a realização das atividades do PSE. Os dados constam no Relatório Estadual de Monitoramento das Ações do Programa Saúde na Escola.
Além disso, Resende ampliou o número de unidades de ensino contempladas com o programa, em relação ao último relatório de 2021. Ao todo são 55 unidades de ensino contempladas pelo programa com promoção, prevenção e atenção à saúde dos estudantes, sendo 54 municipais e 1 estadual. O PSE é promovido em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (EDUCAR) e a Secretaria Municipal de Saúde, via Atenção Primária à Saúde para atuar em propostas de ações.
Vale ressaltar que por se tratar de um programa intersetorial, a parceria de programas de outras secretarias como a Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde e Educação, foi de extrema importância.
De acordo com o relatório, em 2023 em todo o estado do Rio de Janeiro foram realizadas 59.912 atividades das ações do PSE. A avaliação da cobertura das ações no município é um dos processos de implementação do PSE, pois mostra qual é o alcance das atividades e o público-alvo do programa.
-Ver Resende alcançando a cobertura em 100% no Programa Saúde na Escola mostra quanto nossos esforços são recompensados. Com o PSE conseguimos levar ainda mais conhecimento e instrução aos alunos matriculados na rede pública de ensino. As ações unem Saúde e Educação, prioridades da atual gestão, e que buscam melhorar a prevenção e atenção à saúde de nossas crianças e adolescentes – destacou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa do Governo Federal, instituída por meio do Decreto 6.286, de 05 de dezembro de 2007. O principal objetivo é unir saúde e educação para melhorar a qualidade de vida dos estudantes da rede pública.
O público beneficiado pelo PSE são estudantes que frequentam as creches municipais até os jovens atendidos pela Educação de Jovens e Adultos, passando também pelos estudantes da primeira e segunda fase do Ensino Fundamental e Médio.