PROJETO SOCIAL LEVA AULAS DE JUDÔ PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Usar a prática esportiva para oferecer mais saúde e mais qualidade de vida, além de reforçar valores importantes para a formação dos cidadãos, como respeito, persistência e disciplina. Estes são os objetivos do projeto Judô na Escola, que beneficia estudantes de cinco escolas da Rede Municipal de Ensino e membros das comunidades onde elas estão inseridas. O projeto, que conta com o apoio da Prefeitura, contempla 262 pessoas, entre alunos regularmente matriculados e com bom desempenho escolar, até familiares e moradores.

Responsável pela iniciativa, o professor Luís Antônio Fidelix, popularmente conhecido como “Simiro”, conta que o projeto começou no fim da década de 1990 e foi abraçado pela Prefeitura em abril deste ano, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Desde então, as ações foram ampliadas e o projeto recebeu quimonos e tatames, além de transporte para que os alunos possam participar de competições em outros municípios.

Atualmente, as aulas são realizadas nas escolas municipais Dona Mariúcha, no Santo Amaro/Eucaliptal; Maria Dulce Freire Chaves, no Novo Surubi; Marieta Salles Cunha, na Baixada da Olaria; Moacir Coelho da Silveira, na Serrinha do Alambari e Hetelvina Carneiro, na Vargem Grande. De acordo com o professor, podem participar da iniciativa pessoas com mais de seis anos, sem limite máximo de idade.

– Além dos estudantes, que precisam ter um bom desempenho escolar para continuarem frequentando as aulas, o projeto também é aberto para a população, o que é muito importante, pois a prática esportiva ajuda na formação do caráter das pessoas. Algumas vagas são, inclusive, preenchidas por pais de alunos, o que torna o ambiente ainda mais familiar – explica o professor Luís Antônio, lembrando que em quatro escolas as vagas já estão esgotadas, mas que ainda é possível se inscrever para as aulas ministradas na Escola Municipal Dona Mariúcha. Os contatos devem ser feitos pelo telefone 98108.0228.

Equipe premiada

No último domingo, dia 16, integrantes do projeto participaram de uma competição no município de Itamonte/MG, após um convite da Liga Mineira de Judô. A participação rendeu bons frutos, já que a equipe do Judô na Escola voltou para casa oito medalhas, entre ouro, prata e bronze.