ESCOLAS MUNICIPAIS RECEBEM INSTRUMENTOS MUSICAIS

A Prefeitura de Resende, através do Instituto de Educação de Resende (EDUCAR), entregou 555 instrumentos musicais em unidades escolares da rede municipal. Em 2018 foram entregues 107 instrumentos. A iniciativa faz parte do programa CRIARTE. No último dia 24, a escola agraciada foi o CIEP 489, no bairro Cidade Alegria. São 16 escolas municipais e 1582 alunos contemplados com aulas de músicas, ministradas por professores capacitados.

As aulas de música nas escolas foram planejadas com base na qualidade e na continuidade. Para isso, o foco passou a ser o aluno dentro da escola pública, com aulas ministradas pelos professores de música graduados e concursados.

A última compra de instrumentos pela SME ocorreu na década de 1990.

– Durante muitos anos, a única iniciativa em ensino de música ocorrendo de forma contínua nas escolas eram duas fanfarras. Por falta de planejamento e apoio das antigas gestões, estas fanfarras foram cada vez mais atuando de forma autônoma, dependendo de suas comunidades escolares para funcionar. A última compra de instrumentos pela SME para estas fanfarras ocorreu em algum momento da década de 1990 – ressaltou o coordenador do CRIARTE,  Rafael de Almeida Procaci.

O CRIARTE é um programa permanente da Secretaria de Educação, hoje existem as Orquestras de Cordas da Educação, fanfarras, grupos de violão e grupos de canto coral. Todos esses projetos musicais só existem devido aos instrumentos musicais adquiridos e distribuídos nas escolas. Na lista estão instrumentos de corda, Instrumentos de sopro, percussão, teclados, violões, escaletas, flautas doce, entre outros.