O Mind Lab em Família !

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Educação, firma parceria para levar jogos de raciocínio a 14.259 mil estudantes, por meio de aulas remotas.

Programa Mind Lab em Família disponibiliza atividades gratuitas para que alunos de 64 escolas do município possam continuar aprendendo mesmo distante do ambiente escolar

São Paulo, abril de 2020 – A Prefeitura Municipal de Resende aderiu ao Programa Mind Lab em Família, da Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, para incentivar o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de estudantes e famílias nesse período de isolamento social e necessidade de promover aulas remotas, devido ao novo Coronavírus. O programa atenderá a 14.259 mil alunos de 64 unidades do município.

O Mind Lab em Família foi criado tendo como referência o Programa MenteInovadora que utiliza jogos de raciocínio em aulas dinâmicas com a mediação de professores capacitados. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real, contribuindo para conferir significado ao aprendizado e exercitando habilidades como empatia, resiliência, capacidade analítica, equilíbrio emocional e o trabalho em equipe. A diferença é que para esse projeto os conteúdos foram adaptados e passarão a ser disponibilizados a distância, com fácil acesso e gratuitamente. Além disso, os jogos poderão ser confeccionados com objetos encontrados em casa. Dessa forma, será possível dar continuidade ao estudo dos alunos e docentes, envolvendo até os familiares, mesmo em casa.

“O Covid-19 impôs medidas de prevenção poucas vezes vistas na história. Quando falamos das aulas estarem paralisadas sem perspectivas de retorno, nos referimos a mais de 850 milhões de crianças e adolescentes em todo mundo longe do ambiente escolar, como aponta a Unesco, explica Marcelo Del Bel, COO da Mind Lab. “O projeto surgiu da nossa vontade de minimizar ao máximo os impactos da crise na educação e fornecer uma forma de ensino a distância que ajude as escolas a atenderem os alunos e a família durante esse período. Alinhamos a aprendizagem dos alunos, a formação dos professores e o engajamento das famílias às necessidades do mundo atual”, pontua.

A metodologia envolve atividades autoinstrucionais interativas. Os conteúdos irão estimular a criatividade e o protagonismo no estudante, o engajamento das famílias, o aprimoramento profissional contínuo da equipe da rede e contará com monitoramento e avaliação. No caso dos alunos, a entrega dos materiais será feita por meio do site da prefeitura, no Portal da Educação –http://educacao.resende.rj.gov.br. Já os professores terão acesso a uma plataforma com vídeos, cursos, webinars e seminários on-line. Um dos temas discutidos será as “Habilidades da Base Nacional Comum Curricular na prática”. Ao final de cada módulo, os profissionais serão certificados. Segundo a Secretária Municipal de Educação de Resende, Rosa Frech essa parceria é mais uma ferramenta na busca de dar continuidade ao processo de aprendizagem. “Esse programa vai contribuir muito, porque além dele disponibilizar os conteúdos de maneira dinâmica e eficiente aos alunos, ele ainda oferece suporte para que os professores possam conhecer e interagir sobre a necessidade dos recursos tecnológicos, neste momento de distanciamento social que estamos vivendo.”

Sobre o Programa MenteInovadora
O Programa MenteInovadora é uma metodologia pioneira da Mind Lab, com resultados comprovados no desenvolvimento socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. O principal diferencial do MenteInovadora é a integração de jogos de raciocínio à grade de aulas, com a mediação de um professor capacitado pelo programa. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real. Desenvolvida por especialistas israelenses e brasileiros que atuam no campo da psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada em mais de 20 países, como Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a Universidade Yale.
Sobre a Mind Lab
Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais. No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados brasileiros.

#EducaçãoPúblicaEuValoriza #PrefeituraResende

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Caso seja aluno(a), deixe no comentário também a sua turma e a escola.