RESENDE ABRE MATRÍCULAS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) PROFISSIONALIZANTE EM NÍVEL DE ENSINO FUNDAMENTAL

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abriu o período de matrículas para novas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste ano, além da matriz curricular será ofertado o ensino profissionalizante. Os interessados podem se matricular em uma das unidades de ensino: Colégio Municipal Getúlio Vargas, E.M. Noel de Carvalho, E.M. Maria de Assis Barboza e E.M. Dona Mariúcha, das 18h às 22h.

A Educação de Jovens e Adultos é destinada às pessoas maiores de 15 anos, que não completaram os anos da Educação Básica na idade apropriada e querem voltar a estudar. E também para adultos e idosos que desejam completar a alfabetização. As inscrições para a EJA não possuem prazo final.

Para a matrícula, os interessados precisam procurar uma destas quatro unidades que oferecem a modalidade da EJA com os seguintes documentos em mãos: identidade com foto, CPF, comprovante de residência, foto 3×4, certidão de nascimento ou casamento e declaração da escolaridade anterior e histórico escolar.

A secretária de Educação, Rosa Frech destaca que a partir de agora a EJA terá uma nova matriz curricular. Além das disciplinas regulares como Língua Portuguesa e Matemática, as quatro unidades de ensino oferecerão um dos cursos de qualificação profissional: Operador de computador; Profissional de inspetor de qualidade, Profissional de assistente administrativo e Profissional de promotor de vendas.

-A EJA é uma ótima oportunidade para os jovens e adultos que abandonaram os estudos por algum motivo ou que não conseguiram concluir na idade certa. E é uma oferta para os trabalhadores que apenas tem o período da noite para estudar e para os idosos que gostariam de concluir a alfabetização. Com os estudos oferecidos pela EJA e também com a qualificação profissional, poderão aumentar as chances no mercado de trabalho, tanto no setor da indústria quanto no comércio – disse Rosa Frech.

A Educação de Jovens e Adultos é um curso semestral, com fase inicial (do 1° ao 5° ano) e fase final (do 6° ao 9° ano). As aulas começarão no dia 7 de fevereiro.