A Prefeitura de Resende recebeu da Congregação Irmãs Ursulinas a chave da Escola Municipal Sagrado Coração em uma cerimônia simbólica que aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 10. A unidade fica localizada na Rua Eduardo Cotrim, no bairro Lavapés.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a Associação da Escola Profissional Sagrado Coração foi fundada em 15 de agosto de 1919 pela professora Antonina Ramos Freire. Assim, com a criação da associação, a Vovó Antonina, como era conhecida, tornou-se a fundadora da 1ª Escola Profissional do Estado do Rio de Janeiro e marcou a história da educação em todo o estado.
Em 1971, a escola foi doada para a Congregação das Irmãs Ursulinas da União Romana. No entanto, o convênio com a Prefeitura de Resende foi iniciado em 1981, quando a gestão municipal iniciou a parceria para o fornecimento de alguns trabalhos na unidade, auxiliando no suporte com limpeza, alimentação, professores, além das equipes diretiva e de apoio.
Há quatro anos a escola passou pelo processo de municipalização, recebendo a nomeação de Escola Municipal Sagrado Coração. Agora, com a entrega simbólica e assinatura da Carta de Intenção da celebração de um Convênio de Cessão de Espaço entre a Congregação das Irmãs Ursulinas e a Prefeitura, a administração municipal poderá expandir a oferta de serviços prestados à população com ampliação gradativa de vagas.
– Gostaríamos de parabenizar e agradecer o legado das Irmãs Ursulinas com todo o trabalho desempenhado ao longo dos mais de 50 anos à frente das atividades na Escola Sagrado Coração. Com mais esta unidade, a oferta educacional de vagas em Resende vai aumentar ainda mais, firmando um dos trabalhos prioritários da atual gestão desde 2017 – finalizou Diogo Balieiro Diniz, prefeito de Resende.