CRIARTE

Boletim Oficial

O CRIARTE é um programa específico da Secretaria Municipal de Educação de Resende. Tem como objetivo principal apresentar formas de Artes, estimular o conhecimento artístico e desenvolver aulas e atividades artístico-culturais nas Escolas Públicas de ensino fundamental de Resende.

A criação do CRIARTE remete ao ano de 1993 e teve como fundadora e coordenadora a Professora Maria Aparecida Paiva. Em 2008, em sua homenagem, o programa recebeu a nome CRIARTE Profª Cida Paiva. A partir de março de 2010 o CRIARTE passa a contar com um regulamento específico dentro da Secretaria de Educação. Após passar por alguns distintos formatos ao longo dos anos o CRIARTE hoje está centrado no aluno do ensino fundamental da Rede Municipal oferecendo conhecimentos artísticos aliados ao desenvolvimento pedagógico, extensivo aos alunos do Ensino Médio da Rede Estadual.

A equipe do CRIARTE está hoje integrada por professores concursados, com formação universitária em suas áreas de atuação, além de Instrutores de Fanfarra. O ensino de Música nas escolas públicas de nosso município evoluiu consideravelmente após o ingresso da equipe de professores especialistas, tanto na qualidade quanto na quantidade de estudantes atendidos. As aulas de música abrangem turmas de Música e Canto Coral infantil, grupos de violão, violino, violoncelo, contrabaixo acústico e a Orquestra de Cordas da Educação de Resende. Grupos de flauta doce, escaleta, percussão e Bandas de Sopros.
Da união dos grupos formamos a ORQUESTRA EDUCAFÔNICA DE RESENDE.
Aulas das Artes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, grupos de Dança e Artes Cênicas também compõem o CRIARTE. Entre 2016 e 2019 foram entregues 563 novos instrumentos para os professores e alunos da Rede em seus grupos de Música. Nosso próximo passo é o desenvolvimento de grupos de Dança e Teatro, além de práticas interdisciplinares das Artes Visuais e intercâmbios artísticos entre os alunos, exposições e concertos.
O vazio educacional e existencial, fonte de conflitos pessoais e sociais, só pode ser preenchido pela Arte. A Escola Pública é a porta de acesso a oportunidades para seus alunos, com muita frequência a única porta inclusive. A Arte salva, literalmente. Basta dar a oportunidade e os desdobramentos do ensino de música se mostram com vivacidade e consistência. Com o CRIARTE, em nossas Escolas, é notória a mudança de percepção e acolhimento da Comunidade Escolar com a escola pública.

Prof. Rafael de Almeida Procaci
Coordenador do CRIARTE

 

Coordenador do CRIARTE
Prof. Rafael de Almeida Procaci

O idealizador da Orquestra de Cordas de Educação e hoje coordenador do CRIARTE é Rafael de Almeida Procaci, professor concursado da Rede Municipal Pública de Resende desde 2010, graduado em Licenciatura em Música na Escola de Música da UFRJ, incluindo um semestre como bolsista Capes/Fipse no College of Creative Arts da West Virginia University. Entre 1997 e 2021 o Prof. Rafael Procaci, também graduado em Odontologia com especialização em Ortodontia e Radiologia, idealizou e conduziu o Programa Sorriso do Futuro, promovendo o tratamento ortodôntico de crianças em fase de dentição mista, alunos da Rede Pública, com idades variando de 6 a 12 anos. Como músico é integrante da Banda e Grupo Cultural Pedra Sonora, criado em Resende e atualmente com sede em Penedo, Itatiaia-RJ.