FÓRUM VAI DEFINIR RUMOS DA EDUCAÇÃO EM RESENDE

Evento vai eleger os novos membros do Conselho Municipal de Educação.

“Educar para transformar: nosso plano, nossa meta”. É sob essa diretriz que a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Conselho Municipal de Educação (CEDUR) realizam nos próximos dias 8, 9 e 10 de junho, o Fórum Municipal de Educação de Resende, que chega este ano à sua oitava edição. O evento, que deverá reunir profissionais do setor, pais, alunos, conselheiros e membros da sociedade civil interessados no assunto, acontecerá no auditório da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), no bairro Morada da Colina.

Com uma programação extensa e diversificada, o Fórum será aberto oficialmente pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz na próxima quinta-feira, dia 8, às 19h, com uma apresentação especial da Orquestra de Cordas formada por estudantes das Escolas Municipais Sagrado Coração, Júlio Verne e Ciep 489. Logo depois, a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, e a presidente do Instituto Municipal da Educação de Resende (EDUCAR), Alice Brandão, apresentarão um diagnóstico do desenvolvimento da educação do município.

Em seguida, a professora Lucy Rosa, membro do corpo docente da Universidade Federal Fluminense (UFF), encerra a programação do dia 8, com a palestra “Os Planos de Educação no Contexto Brasileiro e a Relação com os Sistemas de Ensino”. O Fórum terá prosseguimento na sexta-feira, dia 9, a partir das 18h30, com a plenária sobre a Adequação do Plano Municipal de Educação. Para iniciar os trabalhos, a professora Elaine Constant, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fará palestra sobre o tema “O Desafio da Educação Alinhado aos Planos Municipais”, e logo a seguir serão apresentadas e votadas as adequações das metas e estratégias do Plano Municipal de Educação, além de serem apresentadas novas emendas ao documento.

O VIII FOMER será encerrado no sábado, dia 10, com a escolha dos novos membros do Conselho Municipal de Educação (CEDUR). A apresentação das entidades e dos candidatos inscritos terá início às 8 da manhã, e a eleição ocorrerá logo em seguida. Para o prefeito Diogo Balieiro Diniz, a realização do Fórum é uma excelente oportunidade para que todos os atores sociais envolvidos com a educação possam dar sua contribuição para o aperfeiçoamento do sistema educacional no município.

– A educação tem um papel fundamental no desenvolvimento dos municípios e quanto mais pessoas estiverem formulando e debatendo propostas que possam aperfeiçoar o nosso sistema educacional, melhor. Por isso, a presença de pais, alunos, educadores e da sociedade de uma forma geral é muito importante neste Fórum – frisou Diogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Caso seja aluno(a), deixe no comentário também a sua turma e a escola.