A Secretaria Municipal de Educação, através das Escolas Municipais de Resende realizou o evento no qual foi apresentado as “Boas Práticas da Educação”. A proposta é abrir um espaço para a mostra dos muitos projetos interdisciplinares que as unidades escolares do município vêm realizando com sucesso no decorrer do ano de 2017.
O evento aconteceu no dia 14, na Área de Lazer Julieta Botelho (Parque Tobogã), das 9h às 15h, e com a participação das 60 escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, que apresentaram várias atividades como: Sem Saúde não há Vida; Meio Ambiente no Meio da Gente; Leitura Vida e Cidadania; Contos Infantis e muitas outras apresentações.
A realização desse projeto só reforça a aprendizagem dos nossos alunos, principalmente por trabalhar de forma interdisciplinar , os processos de leitura e escrita. O evento abre espaço também para que as dezesseis escolas públicas participantes do Projeto PVE (Parceria Votorantim pela Educação) contribuam para a melhoria da educação pública, com ações de mobilização social e de fortalecimento da gestão pública e escolar. A estratégia é de um lado engajar a população, fortalecendo a demanda por uma educação pública de qualidade e, de outro, qualificar a oferta de ensino, por meio de parceria com o poder público e a comunidade. As escolas envolvidas no projeto PVE, apresentaram as atividades desenvolvidas, no decorrer do ano 2017. O trabalho coletivo e diversificado nas turmas e nas escolas como um todo, é compatível com a vocação da escola de formação das gerações. É nos bancos escolares que aprendemos a viver entre os nossos pares, a dividir as responsabilidades, repartir as tarefas. O exercício dessas ações desenvolve a cooperação, o sentido de se trabalhar e produzir em grupo, o reconhecimento da diversidade dos talentos humanos e a valorização do trabalho de cada pessoa para a consecução de metas comuns de um mesmo grupo. Neste sentido, a interdisciplinaridade aparece como meio de promover a interação das disciplinas sem fragmentação entre si.
Segundo o Professor Mário José Dias, Diretor Pedagógico, ” A escola é o espaço privilegiado do encontro entre as pessoas e ao mesmo tempo, de formação e transformação da sociedade. É possível,neste contexto, considerá-la como um espaço institucional do saber, cujo papel está centrado em tornar possível a instauração de um profundo diálogo entre o que estamos vivendo e o mundo que queremos e podemos construir. Para a Secretária de Educação Rosa Diniz Frech de Almeida, “a Rede Municipal de Educação de Resende acredita nos talentos de cada um de nossos professores e alunos e, por isso, ao longo deste ano, muitos projetos foram construídos e desenvolvidos no sentido de despertar o protagonismo cidadão de nossas crianças e jovens”.