EDUCAÇÃO INTEGRAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Educação, está trabalhando para a implantação da Educação Integral. E com o objetivo de acrescentar conhecimentos aos profissionais da área, promoveu a participação desses profissionais no “XXV FÓRUM EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL”. A meta  do Governo Federal é  oferecer educação em tempo integral, em no mínimo 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica, até 2024.  A  Educação Integral vem sendo implantada na rede de maneira gradual, atendendo uma média de 500 alunos. E hoje ela já é realidade em cinco escolas do município. Escolas Municipais: Adelaide Lopes Salgado, Maria Dulce Freire Chaves, Sagrado Coração, Júlio Verne e Marieta Salles Cunha.  Com o objetivo de acrescentar conhecimentos aos profissionais da área, a Prefeitura promoveu a participação de 44 professores da rede pública de ensino de Resende no “XXV FÓRUM EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL” com a realização de várias palestras, entre elas:

Alessandra Victor N. Rosa – Doutora em Educação (Puc/RJ) e pesquisadora do NEEPHI.

Diniz Júnior – Doutorando em Educação (PPGEdu/UNIRIO)e pesquisador do  NEEPHI e do TEIA/UFMG.

Aricélia Ribeiro do Nascimento – Coordenadora geral do Ensino Fundamental e responsável pelo programa Novo Mais Educação (MEC).

A professora do 5°ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Júlio Verne, Taís Hermógenes fala a respeito de sua participação no Fórum.

_ Minha participação no Fórum de Educação Integral foi bem produtiva, a troca de experiências vivenciada pelas cidades participantes  pôde proporcionar a todos,  um  olhar diferenciado frente às demandas da Educação Integral. Verifiquei que estamos no caminho certo, que o trabalho pedagógico, diversificado  e interdisciplinar, que temos em nossa escola tem atendido boa parte dos alunos, buscando uma educação de forma integral e de qualidade.

Segundo a Secretária de Educação Rosa Flech essa experiência é muito importante.  _ A expectativa é que esses profissionais assumam essa liderança e emprestem o olhar de sua experiência docente para essa nova empreitada. E lembrou ainda.  _Possibilitar esse momento de aprendizagem para esses profissionais da Educação é mais uma iniciativa em direção à implantação da Educação Integrada no município. Disse a secretária.

A Educação Integral no município conta ainda com o projeto “Novo Mais Educação” um programa realizado a partir de recursos federais com a contrapartida do município, que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

O Programa “Novo Mais Educação” foi implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária no contra turno escolar. As escolas têm a liberdade de escolha em suas oficinas a partir da adesão das instituições, a fim de que atendam melhor suas demandas. As oficinas variam entre esporte, teatro e outras.

Para Cátia Maria Soares, diretora da Escola Municipal Sagrado Coração.  _ A escola tem o privilégio de oferecer à comunidade uma educação integral, justamente, em um momento que os pais vivem uma vida atribulada e com pouco tempo para assistir à vida educacional de seus filhos.

Para a aluna Maria Eduarda Fidelix do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Júlio Verne, estar mais tempo na escola  é mais uma oportunidade de aprender. _ Essa experiência vai acrescentar muito na minha vida, porque ficar o dia todo na escola pode ajudar  a aprender mais e para alguns  alunos conseguirem melhorar  suas notas. E lembrou ainda.  _ É muito melhor para o aluno está na escola do que está na rua, porque tudo o que a gente aprende hoje, pode ser útil um dia. Comentou a aluna.