EDUCAÇÃO: “TALENTOS NO PARQUE”

A Secretaria Municipal de Educação, através das Escolas Municipais de Resende  realizou o evento  no qual foi apresentado as “Boas Práticas da Educação”. A proposta é abrir um espaço para a  mostra dos muitos projetos interdisciplinares que as unidades escolares do município vêm realizando com sucesso no decorrer do ano de 2017.

O evento aconteceu no dia 14, na Área de Lazer Julieta Botelho (Parque Tobogã), das 9h às 15h, e  com a participação das 60 escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, que apresentaram várias atividades como: Sem Saúde não há Vida; Meio Ambiente no Meio da Gente; Leitura Vida e Cidadania; Contos Infantis e muitas outras apresentações.

A realização desse projeto só reforça a aprendizagem dos nossos alunos,  principalmente por   trabalhar de forma interdisciplinar ,  os processos de leitura e  escrita. O evento abre   espaço também para que as  dezesseis    escolas públicas participantes    do Projeto  PVE (Parceria Votorantim pela Educação) contribuam para a melhoria da educação pública, com ações de mobilização    social e de   fortalecimento da gestão pública e escolar.  A estratégia é de um lado engajar a população, fortalecendo a demanda por uma educação pública de qualidade e, de  outro, qualificar a oferta   de ensino,   por meio   de   parceria com   o poder público e a    comunidade.    As escolas envolvidas      no   projeto PVE,    apresentaram  as atividades desenvolvidas,   no decorrer do ano 2017.  O trabalho coletivo e diversificado nas turmas e nas escolas como um todo, é compatível com a vocação da escola de formação das gerações. É nos bancos  escolares que    aprendemos a viver    entre os nossos pares,  a dividir as responsabilidades, repartir as tarefas. O exercício dessas ações desenvolve a cooperação, o sentido de se trabalhar e produzir em grupo, o reconhecimento da diversidade dos talentos humanos e   a valorização   do trabalho   de cada pessoa para a consecução de metas comuns de    um mesmo grupo. Neste sentido, a   interdisciplinaridade  aparece como meio de promover a interação das disciplinas sem fragmentação entre si.

Segundo o Professor Mário José Dias, Diretor Pedagógico, ” A escola é o espaço privilegiado do encontro entre as pessoas e ao mesmo tempo,   de  formação e transformação da sociedade.    É possível,neste contexto,  considerá-la como um espaço institucional do  saber, cujo papel   está centrado em tornar possível a instauração de um profundo diálogo entre o   que estamos vivendo e o mundo que queremos e podemos   construir.  Para a  Secretária de Educação Rosa Diniz Frech de Almeida,  “a Rede Municipal  de Educação de    Resende acredita nos  talentos de cada  um   de nossos     professores   e alunos e,   por isso,  ao  longo   deste ano, muitos projetos foram construídos e desenvolvidos   no sentido  de despertar o  protagonismo cidadão de nossas   crianças   e jovens”.