ESCOLA MUNICIPAL DA REDE PÚBLICA PROMOVE FEIRA DE PROJETOS CIENTÍFICOS

A Escola Municipal Marieta Salles Cunha está orgulhosa de seus alunos,por apresentarem de uma maneira muito especial e criativa, o II Projeto “Invenções’’ na quadra da escola. O projeto foi criado para incentivar os conhecimentos científicos dos alunos, apresentando suas descobertas e experiências. A Secretária de Educação Rosa Frech fala sobre a emoção de ver jovens tão motivados.

_ A feira está fantástica, admirei a qualidade dos trabalhos, o comprometimento dos professores, mas o que me deixou mais impressionada foi a motivação das crianças, em apresentarem tudo o que elas elaboraram com os professores em sala de aula, as experiências, e todas essas pesquisas que vão servir de estímulo para elas.

_ O projeto que promove a interdisciplinaridade apresentou várias experiências como: a produção de energia, magnetismo, movimento de translação, estudo do corpo humano e muito mais, teve também show de mágicas, show de talentos, capoeira e muitas outras atrações. Cada turma teve uma inspiração diferente para criar sua experiência. A professora Daniela Panasio explica que a escolha do tema para o projeto da turma foi feita a partir das curiosidades dos alunos durante as aulas no dia a dia escolar.

_ Os alunos do 2° ano tinham muitas curiosidades sobre o espaço, sobre os astronautas, sobre como os foguetes vão para a Lua, como se alimentam, e muitas outras perguntas. E isso motivou a turma na escolha do tema ,incentivando, cada vez mais, o saber científico desses alunos. Com isso eles estudaram o movimento de translação, os tipos de energia e vários outros assuntos relacionados. Para o aluno João Vitor do 5°ano, que participou do projeto, ele conseguiu aprender sobre magnetismo se divertindo muito.

_ Eu aprendi e me diverti ao mesmo tempo. Com o sucesso nas apresentações dos alunos, e envolvimento dos professores a organização do evento promete muito mais para o ano que vem. A diretora adjunta da escola Rogéria Diniz fala sobre o desejo de ampliar o projeto para 2018.

_ O projeto “INVENÇÕES” começou no ano passado de uma forma bem simples, mas a comunidade resolveu prestigiar, e por isso deu certo, pensamos em ampliar para o ano que vem, fazendo um evento maior trazendo outras escolas, e aumentando a participação da comunidade. O objetivo desse projeto é mostrar que existem outras realidades e assuntos diferentes da rotina deles.