ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA VISITAM ÁGUAS DAS AGULHAS NEGRAS

Educação Ambiental nas Escolas de Resende. A Secretaria Municipal de Resende, através da Coordenação de Educação Ambiental, firmou uma parceria com a concessionária Águas das Agulhas Negras para realização do “Programa Olhar Ambiental”.

O programa tem como principal objetivo fazer com que os estudantes conheçam os processos utilizados no tratamento de água e esgoto. E também conscientizá-los sobre a importância da preservação ambiental e da prática de ações sustentáveis, como fatores que proporcionam qualidade de vida a todos.

O superintendente da empresa, Ivan Cezar Moura, acredita que essa parceria possibilite atender um número maior de estudantes nas atividades do Programa e lembra que o objetivo do programa não está em mostrar os investimentos aplicados em Resende, mas em conscientizar as pessoas de que com saneamento básico existem ganhos na saúde; e melhora na qualidade de vida de cada habitante.

Priscila Berbert assessora de comunicação da empresa fala sobre o projeto.

– Para a empresa é importantíssimo receber esses estudantes, porque assim temos a oportunidade de mostrar o quanto o tratamento de água e esgoto é importante para saúde e qualidade de vida. E o projeto também tem o objetivo de fazer com que eles aprendam, que não é só abrir a torneira para receber uma água de qualidade, mas que existe todo um processo para tornar isso possível.

A assessora lembrou também que mais de um bilhão de pessoas no mundo, ainda hoje, não tem acesso à água tratada, e que Resende, felizmente, tem toda a área urbana abastecida com água potável, atendendo a 100% da população. E conclui que essa conscientização é muito importante para que seja possível, daqui a alguns anos pensar em um planeta melhor.

João Vitor, aluno do 5° ano da E.M. Geraldo da Cunha Rodrigues, fala sobre a visita.

_Essa visita foi muito legal, vimos como a água é tratada, e aprendemos que é preciso fazer um uso consciente para ajudar o planeta. E se não quisermos provocar enchentes, não podemos jogar lixo em qualquer lugar. O cuidado com os recursos hídricos, que já assunto trabalhado durante todo o ano nas escolas da rede pública, ganha reforço no mês de março com a comemoração no dia 22 com o “Dia da Água”. A Secretaria Municipal de Resende segue com esse projeto de conscientização, as visitas estão sendo organizadas semanalmente, a fim de atender todas as escolas da rede, divulgando a importância da preservação ambiental.