AS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE RESENDE CELEBRAM A PÁSCOA

Com o tema “Passeata pela Paz”, a Escola Municipal Getúlio Vargas reuniu alunos e professores para celebrar, no dia 28 de março, a Páscoa. A temática inspirada nos valores da espiritualidade buscou junto com os alunos, renovar as esperanças de toda a comunidade. O encontro envolveu toda a equipe escolar e contou com a participação da Coordenação da Pastoral da comunidade. O padre Rafael, da Grande Alegria, fala sobre a importância do evento.

_ Diante de uma realidade violenta não nos cabe apenas lamentar, é necessária a organização daqueles que não desistiram da paz. Uma passeata como essa, com a participação de adolescentes e professores, é um modo importante de contribuirmos com a paz, pois quanto maior a violência infinitamente maior precisa ser o nosso sonho de paz. Para Paulo Henrique, diretor da escola, a ideia desse projeto é inserir os jovens na realidade em que vivem e que querem ver mudada, ele acredita que essas sejam alternativas eficazes contra a violência.

_ Falar da Páscoa é sempre importante pelo sentido real da transformação. E a importância dessa passeata é relacionar isso com o desejo de paz e de boa convivência entre todos da comunidade.

Já a Escola Municipal Maria Dulce comemorou a Páscoa com um evento, em que várias apresentações lembraram a importância da partilha. A celebração contou com a participação dos alunos da Educação Infantil, e teve como destaque a apresentação de músicas, que incentivam a inclusão. Valmir pai de uma aluna fala sobre a apresentação.

“Eu achei muito legal a escola associar esse momento lúdico da criança, com o Coelhinho da Páscoa, para transmitir uma mensagem muito maior: que esse é um momento de renovação.” A estudante Ana Beatriz de doze anos também compartilhou o que a Páscoa significa para ela. “Para mim a Páscoa representa a Ressurreição de Cristo!”

“É importante que se faça um trabalho contextualizado e interdisciplinar, para que haja uma reflexão sobre o verdadeiro sentido da Páscoa, buscando trabalhar a melhoria do comportamento, estimulando a amizade, união e respeito entre os alunos”, disse Analize, professora da Educação Infantil da Escola Municipal Maria Dulce.