PROJETO: “UM OLHAR SOBRE OS PURIS”

A Escola Municipal Esther Polliti , em comemoração ao  Dia do Índio, 19 de abrilrealizou um projeto interdisciplinar sobre o  modo de vida da população indígena, que vivia na região da Serra da Mantiqueira, abordando a cultura e maneira de vida dessa população.

Os Índios da Tribo Puri  viviam na região da Serra da Mantiqueira e com a chegada dos colonizadores à região começaram os primeiros confrontos. Embora esse povo tenha sido alvo de impiedoso e intencional extermínio, com o propósito de sua redução, ele  deixou, com certeza, uma grande herança cultural para a região.

A escola buscou resgatar essa herança através de uma exposição, em que foram apresentadas fotos,  comidas diversas, artesanatos e instrumentos indígenas. Esse projeto  envolveu 190 crianças, em variadas apresentações, nos dois turnos da escola. A turma do 5° ano fez a apresentação do “O Resgate do Índios Puris” e a turma do 4° ano apresentou “A Lenda da Mandioca”. Além disso, a escola convidou a índia Jamili para uma palestra sobre a vida dos indígenas.

A diretora, Maria Luíza, fala sobre a exposição. _A equipe escolar sentiu o desejo de trabalhar o tema de forma interdisciplinar, para que os alunos conhecessem  ainda mais a cultura dos índios puris que habitaram a nossa região, proporcionando a oportunidade de valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural, além das diferenças dos povos indígenas, incentivando assim a compreender e perceber que nossa sociedade é cheia de características, valores de várias culturas e que até hoje  isso influencia o nosso viver.

Jamili, estudante Engenharia da UFF, que veio do Oiapoque, fala de sua experiência de vida, vivendo em uma aldeia na fronteira com a Guiana Francesa.

  _Recebi o convite para ver como as crianças comemoram o “Dia do Índio”, e gostei muito. Já tinha participado, em outro momento, contando um pouco da história dos índios e de como as tribos vivem hoje. Gostei muito dessa iniciativa,  porque isso foge do estereótipo do índio e de só pintar o rosto das crianças, todos os anos, sem falar sobre a cultura e a verdadeira importância do índio para o país.

Cristiane Lima Sampaio , professora do 5° ano fala sobre a construção desse projeto.

_ Esse projeto foi dividido por área, para que os alunos pudessem conhecer além da história, a cultura desse povo importante que viveu aqui na nossa região. Algumas turmas falaram sobre a alimentação, foi feito até um piquenique com alimentos da região, usados pelos índios. Falou-se também da herança da linguagem e de tantas palavras inseridas na Língua Portuguesa advindas da linguagem indígena. Outro grupo fez a pesquisa sobre o extermínio desse povo, dessa forma os alunos conseguiram ter uma visão histórica importante para solidificar esse conhecimento.

Gabriela Jardim, mãe de uma aluna, gostou muito da apresentação.  _A apresentação foi muito bem elaborada e os alunos puderam conhecer um pouco mais essa cultura  importante para a nossa região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Caso seja aluno(a), deixe no comentário também a sua turma e a escola.