PROERD FORMA MAIS 460 ALUNOS ESTE MÊS EM RESENDE!

Cerca de 460 estudantes da Rede Municipal de Ensino vão receber este mês os certificadosde conclusão do curso de formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD),desenvolvido através de uma parceria com a Polícia Militar. A primeira formatura será realizada na próxima segunda-feira, dia 9, às 15h, na Escola Municipal Surubi, onde 80 alunos estarão se formando. A solenidade deverá contar com a presença do prefeito Diogo Balieiro Diniz, da secretária de Educação, Rosa Frech e de autoridades militares, além da direção escolar, pais e responsáveis pelos estudantes.

De acordo com a programação, a formatura terá início com o canto do Hino Nacional, seguido da entrega dos certificados, quando as crianças farão o juramento se comprometendo a viver longe das drogas.  Para a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, o curso, além de orientar os estudantes sobre os perigos das drogas, também desperta nos alunos valores muitas vezes esquecidos, como o civismo e o respeito às leis.

– Ao longo de todo o semestre letivo, durante 17 semanas, as crianças participam de uma aula por semana sobre o tema. Os instrutores são policiais militares fardados, que distribuem cartilhas informativas e estimulam o compartilhamento do material com a família do estudante. As lições trabalhadas em sala de aula ajudam na autoestima e no controle das tensões nervosas, além de ensinar noções de civismo, fazendo com os estudantes desenvolvam atitudes positivas de respeito às leis e às autoridades – destaca a secretaria de Educação, Rosa Frech.

Conheça o Proerd

O PROERD é um programa de educação preventiva ao uso de substâncias ilícitas e tem por objetivo evitar que crianças e adolescente sejam cooptadas pelo tráfico e iniciem seu uso. As atividades nas escolas são desenvolvidas pelo 37º Batalhão da Polícia Militar, que disponibiliza um agente da corporação para ensinar técnicas de resistência à pressão, auxiliando as crianças a dizer não às drogas e à violência. Todo semestre novas turmas são formadas.