ESCOLA ALGODÃO DOCE É REVITALIZADA

Além de valorizar o espaço de convivência das crianças, ação visa estimular a aprendizagem dos 710 estudantes da unidade. Os 710 alunos e os 80 funcionários da Escola Municipal Algodão Doce, localizada na Cidade Alegria, vão iniciar o mês de agosto em um espaço mais bonito e alegre. Isso porque a Prefeitura está revitalizando a unidade escolar que atende crianças da educação infantil, com idade entre 3 e 5 anos. Os trabalhos, que envolvem a pintura das áreas interna e externa da escola, fazem parte do programa Revitaliza Resende e são executados por uma equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, o que reduz os custos com mão de obra, gerando economia para os cofres públicos. Segundo a direção da unidade, o prédio, que não recebia serviços de manutenção há vários anos, estava com as paredes e as grades de proteção descascadas pela ação do tempo, e com os brinquedos sem pintura. Com as obras de revitalização, a escola está ganhando vida nova, com paredes coloridas e desenhos que fazem parte do universo infantil. O objetivo da ação é despertar o interesse dos alunos pela escola e estimular o aprendizado em um ambiente colorido e agradável.

Com a área externa já contemplada, as intervenções agora estão sendo feitas na parte interna do prédio, aproveitando o período de recesso escolar, o que possibilita que todas as salas de aula, corredores e outras dependências possam receber os serviços de pintura, sem causar riscos aos alunos.

Implantado em 2017, o programa Revitaliza Resende já transformou oito unidades educacionais do município, entre escolas e creches, beneficiando mais de 1.100 estudantes. São elas: CEMEI Servidora Hilda da Conceição Mateus Inácio, na Morada da Barra; Creches Pedacinho do Céu, no Paraíso; Novo Surubi; Morro do Cruzeiro; e José Roberto Sampaio, em São Caetano; além das escolas Maria de Assis Barbosa, no Cabral; Esther Politi, na Fazenda da Barra I; Pré-Escolar Bairro Alambari, no bairro Alambari.

Já outras quatro unidades estão com obras em andamento e deverão ser entregues à comunidade escolar no início do segundo semestre: a Creche Municipal Rubens da Silva Lamin, em Engenheiro Passos; e as Escolas Municipais Algodão Doce, na Cidade Alegria; Jardim das Acácias, na Fazenda da Barra II; e Governador Roberto Silveira, no Paraíso.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz, que acompanha as obras de perto, com visitas regulares às unidades que estão sendo revitalizadas, lembra que o trabalho, que está sendo realizado por servidores municipais, é feito para durar e não apenas de forma superficial.

– O Revitaliza Resende é um programa completo, que envolve a realização de obras estruturais em algumas unidades, como a troca do piso e de toda a rede elétrica, por exemplo. Mas fazemos tudo isso sem esquecer que as escolas e creches também são espaços de convivência, de lazer e de construção de amizades. Por isso, investimos também na beleza e na acessibilidade dos prédios, que recebem pinturas especiais, rampas, desenhos e muita cor, tornando o dia a dia de alunos e professores muito mais estimulantes – disse.