DESFILE CÍVICO MARCA ANIVERSÁRIO DE RESENDE

Os 217 anos de Resende foram comemorados, dia 29 de setembro, com um grande desfile cívico, que reuniu 52 instituições de Resende, na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, a Beira Rio. Um dos eventos mais tradicionais da programação de aniversário da cidade, contou com a participação de mais de quatro mil pessoas, entre militares, escoteiros, integrantes de grupos do programa Melhor Idade, guardas municipais, representantes de academias e corporações musicais, além de estudantes das escolas públicas do município, entre outras instituições.

O desfile, que teve início na altura da Rua Augusto Xavier de Lima (via de entrada do Fórum e da Prefeitura) e foi encerrado após o Parque das Águas, contou com uma estrutura reforçada para garantir a segurança e o conforto dos participantes. Para isso, foram instalados ao longo da Avenida, pontos de distribuição de água potável e banheiros químicos. Uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde também esteve de prontidão no local e o público contou ainda com uma arquibancada, instalada em frente ao Parque das Águas, onde estava posicionado o palanque oficial.

De acordo com a organização do evento, 30 unidades escolares, entre creches e escolas das Redes Municipais e Estaduais de Ensino participaram do desfile, que contou também com a presença de corporações musicais que se apresentaram no decorrer da parada, como a Banda da AMAN e as fanfarras das escolas Júlio Verne, Noel de Carvalho e Getúlio Vargas, além do SESI/SENAI e Corporação Musical de Engenheiro Passos.

Para a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, a realização do desfile é importante para despertar nos estudantes, e na sociedade de uma maneira geral, o gosto por conhecer a história da cidade.

– Este evento cívico é uma oportunidade para que as novas gerações possam conhecer um pouco mais sobre a história do nosso município, buscando informações sobre a sua fundação e suas fases de desenvolvimento – disse a secretária, lembrando que mais de 2.500 alunos da Rede Municipal de Ensino participaram do desfile.

Trânsito

Para garantir a segurança no local, a Avenida Rita Ferreira da Rocha ficará fechada para o tráfego de veículos, a partir das 7h da manhã, no trecho compreendido entre as ruas Pandiá Calógeras (Rua do Colégio Anglo Brasileiro) e Custódio José de Melo (via localizada após o Parque das Águas). A interdição também atingirá as vias transversais Pandiá Calógeras, Mário Periquito, Augusto Xavier de Lima, Sarquis José Sarquis e Alan Kardec, que só poderão ser acessadas pelos moradores. A liberação será feita pela Guarda Municipal que manterá uma equipe de plantão no local.

Missa no Parque

Além do desfile cívico, os 217 anos de Resende também serão celebrados no dia 29 de setembro com uma missa em ação de graças pelo aniversário da cidade. A celebração, marcada para às 8h da manhã, no Parque das Águas, será presidida pelo padre Márcio Mendes e envolverá as paróquias Santa Cecília, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Fátima, São Sebastião, São José, Sagrada Família, além da Capelania Militar e do Instituto São José Salesiano.