REVITALIZADA E COM 14 NOVAS VAGAS, CRECHE DR. UCHOA, NO LAVAPÉS, É ENTREGUE À POPULAÇÃO

As 115 crianças matriculadas na Creche Municipal Lavapés Dr. Uchôa, ganharamnesta quinta-feira, dia 11, uma unidade de ensino completamente reformada e cheia de vida. A cerimônia de entrega das obras, que fazem parte programa Revitaliza Resende, contou com músicas infantis, brincadeiras e apresentações de dança, além de homenagens às professoras que atuam na unidade. Os trabalhos de recuperação da unidade, que estava há 11 anos sem receber melhorias, tiveram início em julho e só foram possíveis graças a uma parceria firmada entre a Prefeitura e a Fundação Abrinq, que financiou parte do projeto e doou 80 livros infantis aos estudantes.

O evento contou com a participação do prefeito Diogo Balieiro Diniz e da secretária municipal de Educação, Rosa Frech, entre outros secretários municipais, que comemoraram, junto com os pais e responsáveis, o retorno das crianças para o prédio. Durante o período das reformas, para não causar transtornos aos estudantes, eles foram temporariamente transferidos para a Igreja Metodista do bairro Vila Nova.

Com a reforma da Creche Municipal Dr. Uchoa, que também foi ampliada, a Prefeitura alcança a marca de 11 unidades escolares revitalizadas na atual gestão. No local, foram feitos serviços importantes como a retirada de infiltrações das paredes e do teto, e a troca do telhado, portas e janelas que estavam deteriorados. Além disso, o pátio da unidade também foi completamente revitalizado, com a concretagem do piso, instalação de uma caixa de areia e novos brinquedos.

De acordo com a diretora da unidade, Quéteri Figueiredo Paiva, os investimentos feitos no prédio deram à creche um aspecto de recém construída.

– Nossas crianças agora contam com um local seguro, confortável, livre de mofos ou qualquer outro fator que possa prejudicar o aprendizado delas. Além disso, novas medidas foram implantadas, como a instalação uma brinquedoteca e uma sala de estimulação, onde os professores podem utilizar a música e leitura como ferramentas de aprendizagem – conta a diretora.

Participando pela segunda vez de um projeto desse porte na cidade – a primeira foi na realização das obras de reforma e revitalização da Creche Municipal Morro do Cruzeiro -, o programa Creche para Todas as Crianças, da Fundação Abrinq, tem como principal objetivo promover melhorias nos espaços de educação infantil em diversos locais do país. No caso da Creche Dr. Uchoa, a verba destinada pela Fundação possibilitou a manutenção da casa de bonecas, localizada no pátio interno, e a eliminação das infiltrações das paredes. Além disso, a instituição também fez uma doação de 80 livros e 15 kits de jogos coletivos para a unidade.

Com a reforma, uma sala de aula e 14 novas vagas foram criadas na Creche Dr. Uchôa, o que amplia a oferta de vagas no segmento para 257 na atual gestão. Além disso, os educadores da unidade também passaram por uma capacitação de aproximadamente 16h, voltada para a reciclagem de conhecimentos.