CURSO DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS FORMA MAIS 668 ALUNOS EM RESENDE

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) atua na prevenção à violência e abuso de drogas por crianças e adolescentes. Seiscentos e sessenta e oito estudantes da Rede Municipal de Ensino vão receber na próxima semana, entre os dias 3 e 6 de dezembro, os certificados de conclusão do curso de formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido através de um convênio entre Polícia Militar e a Prefeitura. O evento, que marca o fechamento de 17 semanas de aulas sobre o tema, deverá contar com a presença do prefeito Diogo Balieiro Diniz e da secretária municipal de Educação, Rosa Frech, além de representantes do 37º Batalhão de Polícia Militar.

Conforme a programação, as primeiras formaturas serão realizadas na próxima segunda-feira, dia 3, às 9h30 e às 15h30, respectivamente, quando serão certificados os estudantes das escolas municipais Lídia Pires de Magalhães e Noel de Carvalho. O calendário segue na terça, dia 4, às 9h30, na quadra da FAETEC/CEDERJ, com a participação dos alunos de cinco escolas municipais. Já na quarta, 5, será a vez dos estudantes das escolas Dona Mariúcha e Sagrado Coração receberem seus certificados, em solenidades que serão realizadas às 9h30 e às 15h. A última formatura acontecerá na quinta-feira, 6, às 9h30, contemplando os alunos da E.M. Maria de Assis Barboza, no Cabral.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, as formaturas terão início com o canto do Hino Nacional, seguido da entrega dos certificados, quando as crianças também farão o juramento, se comprometendo a viver longe das drogas. No primeiro semestre deste ano, o PROERD formou mais de 450 estudantes de diversas unidades do município.

O programa, que é oferecido nas escolas para crianças do 1º, 2º, 3º e 5º anos do Ensino Fundamental, utiliza material didático elaborado pela Polícia Militar, atendendo as diferentes faixas etárias que participam do programa. Os instrutores das atividades também são policiais militares, que desenvolvem, junto aos estudantes, temas que debatem a educação preventiva ao uso de substâncias ilícitas e a adesão ao tráfico de drogas.

– A cada semestre, enxergamos com mais clareza a importância que o programa tem na vida das nossas crianças. Com o curso de formação do PROERD, os alunos passam a ter uma noção mais ampla sobre a importância de viverem afastados das drogas e da violência – conta a secretária.