ESCOLA REAPROVEITA MATERIAL COM LIÇÕES DE RESPEITO AO MEIO AMBIENTE E ECONOMIA

A iniciativa partiu da diretora da Escola Algodão Doce e conta com apoio da Prefeitura. A Escola Municipal Algodão Doce, na Cidade Alegria, desenvolve um projeto que une lições de respeito ao dinheiro público e ao meio ambiente. Trata-se do “Reaproveitamento de Inservíveis”, que recupera materiais que seriam descartados como lixo ou leiloados como sucata. A iniciativa partiu da diretora Eliane Dornelas e conta com apoio da Prefeitura de Resende.

Na lista de recuperados, a diretora destaca estantes, armários e outros itens de mobília. Da mesma maneira, contou como surgiu a ideia de montar o projeto na escola. “A Secretaria de Educação nos pediu para avaliar o material antigo, para preparar a descarte ou leilão. Fui verificar e descobrimos que algumas coisas poderiam ser reaproveitadas”, disse Eliane, que tem 25 anos na escola e quatro de direção.

A partir daí, a diretora destacou uma equipe e recebeu apoio da Prefeitura para colocar a proposta em prática. Desde então, a unidade educacional ganhou uma pequena oficina, que tem trabalhado firme e chamado a atenção. O prefeito Diogo Balieiro, por exemplo, fez questão de destacar a importância do projeto. “A iniciativa é um exemplo para nossas crianças, que aprendem desde cedo a poupar, protegendo o meio ambiente, sem descartes incorretos”, destacou.

A diretora ressaltou que a questão ambiental teve peso imediato na decisão de iniciar a reciclagem. “Nós produzimos muito lixo. O ocidental produz em média 20 a 30 quilos de lixo por dia. Então, tudo aquilo que puder ser feito para poupar o meio ambiente, deve ser feito. Dá trabalho, precisa de boa vontade, mas é recompensador”, afirmou.

Além disso, a chance de proporcionar economia aos cofres públicos motivou ainda mais a equipe que atua no projeto.

– O dinheiro público é um só. Todos deveriam criar a consciência que a chamada ‘coisa pública’ é nossa. Então, estamos aqui cuidando do que é nosso. Muitos podem pensar que é pouco ou é bobagem, mas se todos fizerem um pouquinho vamos fazer a diferença – contou.

Neste sentido, a diretora já programou uma reunião com as 800 famílias envolvidas no dia a dia escolar. No próximo dia 27, será apresentado oficialmente o planejamento da escola e também serão expostos os bens recuperados no projeto. A diretora quer falar sobre a necessidade de levar para casa dos alunos os valores desenvolvidos na escola.