ALUNA DA E.M. NOEL DE CARVALHO É OURO NO CAMPEONATO PAN-AMERICANO EM GUADALAJARA-MÉXICO

Um ippon finalizou uma luta de tirar o fôlego na final do Pan-Americano sub-13 de Judô, em Guadalajara, no México, rendendo a medalha de ouro para Ana Gabrielle de Sousa Soares, de Resende. A aluna da E.M. Noel de Carvalho encheu de orgulho a família, amigos e o professor Derides, que foi fundamental no treinamento da Gabi, através do projeto “Judô na Escola”. O projeto é promovido pela Prefeitura de Resende, através de uma parceria entre as secretarias municipais de ‘Educação’ e ‘Esporte e Lazer’.  

Ana Gabrielle é uma das grandes revelações do projeto e apresentou excelentes resultados em vários torneios ao longo do ano. Em agosto, por exemplo, a judoca saiu com o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Judô, que aconteceu em Curitiba. com o resultado no Pan-Americano que aconteceu nos dias 6 e 7 de novembro, a adolescente encerra 2019 da melhor maneira possível: com o topo do podium.  

Com o objetivo de fomentar cada vez mais o surgimento e o crescimento de talentos do esporte, a prefeitura contribuiu com a jornada da judoca rumo ao México. Além das aulas pelo projeto, a parceria ajudou na compra do kimono, com a alimentação e passagens de Ana Gabrielle, do professor Derides e da mãe, além do passaporte dos três. 

Pelo caminho, durante o Pan, Gabrielle deixou para trás uma atleta equatoriana, na primeira luta, uma atleta brasileira do Rio Grande do sul, na sequência, e uma atleta brasileira de São Paulo, na grande final. De acordo com o treinador Derides, que a acompanhou em Guadalajara junto da mãe, a luta final foi emocionante, mas a emoção foi tamanha que ele não se recorda dos detalhes.  

– Naquele momento meu foco era orientar a Gabrielle, com muita concentração. Ainda estou tentando me lembrar de como foi o ippon que deu a vitória, preciso ver o vídeo para ter uma noção melhor, mas o que sei é que foi uma luta de muita emoção e ficamos em êxtase com a vitória merecida. A Gabrielle é uma aluna talentosa e dedicada, que realmente tem uma paixão pelo esporte e vai colhendo os frutos disso – diz o professor.  

A aluna retornou para as atividades escolares nesta terça-feira, dia 12, e teve uma recepção calorosa de amigos, professores e funcionários da escola, através de uma cerimônia organizada pela diretoria da E.M Noel de Carvalho. A cerimônia também contou a presença de autoridades municipais, como o prefeito Diogo Balieiro Diniz, o secretário de Esporte e Lazer, Davi de Jesus, a secretária municipal de Educação, Rosa Frech e a presidente do Educar, Alice Brandão.  

As amigas e amigos conferiram com curiosidade e admiração a medalha de ouro trazida pela judoca. Gabrielle, no entanto, garante que as metas e objetivos vão além da primeira colocação no Pan-americano. “Não para por aí, eu ainda sonho em chegar em uma Olimpíada e sair medalhista” – destacou.  

Judô na Escola  

Para chegar no ponto mais alto do podium em Guadalajara, Ana Gabrielle teve de enfrentar uma intensa rotina de treinos. Assim como ela, outros campeões seguem surgindo através da união promovida pela gestão municipal entre o esporte e a educação, com polos em escolas e no Centro Municipal de Esportes, que fica na sede da secretaria Municipal de Esporte e Lazer, no bairro Jardim Aliança II.  

Outro fruto de destaque desse trabalho desenvolvido nas escolas é Breno da Silva Amaral, de 18 anos, que vai disputar o Grand Prix de Judô Paralímpico do dia 29 de novembro ao dia primeiro de dezembro, em São Paulo. O judoca é deficiente visual e, apesar de ter concluído o ensino médio, segue treinando pelo projeto ‘Judô nas Escolas’ todas as quintas-feiras, na E.M. Noel de Carvalho. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Caso seja aluno(a), deixe no comentário também a sua turma e a escola.