CAMPANHA DE TRÂNSITO “VOLTA ÀS AULAS” ACONTECE EM UNIDADES DE ENSINO DE RESENDE

A Prefeitura de Resende inicia esta semana a campanha “Volta às Aulas”, com o objetivo de intensificar as ações de conscientização no trânsito, no começo do ano letivo de 2020. A iniciativa é da Divisão de Educação para o Trânsito (DET), vinculada à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sumtran).

O trabalho de conscientização será desenvolvido com aproximadamente 500 alunos das turmas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de cinco unidades de ensino da cidade, que são consideradas mais movimentadas. O foco das atividades é orientar os estudantes para um trânsito seguro, a partir do cumprimento das leis.

O cronograma atenderá as seguintes unidades educacionais, entre 13h e 14h30: no dia 7 de fevereiro, Escola Municipal Noel de Carvalho (bairro Nova Liberdade); dia 10 de fevereiro, Colégio de Aplicação de Resende (Campo de Aviação); dia 11 de fevereiro, Escola Municipal Governador Roberto Silveira (Paraíso); dia 12, Instituto Educacional Gênesis (Cidade Alegria); e dia 13 de fevereiro, E. M. Abrahão Hermano Ribenboim. Haverá panfletagem com informações sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nas salas de aula. Também será realizado um quiz com perguntas a respeito do trânsito, que buscará a interação com os estudantes para obter respostas relacionadas ao comportamento deles no trajeto da escola para a casa e vice-versa.

A coordenadora da DET, Ana Lúcia Abranches, explicou que a campanha educativa visa reforçar quanto ao cumprimento do CTB, alertando os alunos de forma mais didática por meio do jogo de perguntas.

— O quiz é uma forma de envolver os estudantes de maneira bem dinâmica, chamando a atenção para as recomendações que levam a um trânsito mais seguro. A atividade consistirá em dar ênfase nas regras básicas de trânsito, tais como: cinto de segurança; atenção redobrada na travessia da faixa de pedestres; sinalização (semáforo); equipamentos de segurança para quem utiliza bicicleta no caminho da escola; e proibição de celular ao volante. Outras diretrizes e normas também fazem parte do trabalho de conscientização no município, são elas: transporte adequado para crianças por faixa etária; acionamento correto da buzina; infração e penalidade ao avançar o sinal vermelho; limites de velocidade; uso do capacete; regras para ciclistas; e não dirigir sob o efeito de bebida alcoólica. Serão beneficiados alunos com a faixa etária de 7 a 12 anos – explicou.

Ainda segundo a coordenadora, durante o ano inteiro, a DET oferece palestras para as unidades de ensino. “O trabalho é contínuo. As atividades dinâmicas e as palestras fazem parte do calendário anual em escolas públicas e particulares. Para a unidade ser contemplada, é necessário fazer a solicitação e o agendamento pelo telefone: (24) 3360 4378”, finalizou, lembrando que prevenir é a melhor medida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *