OBRAS DA NOVA CRECHE NO BAIRRO SURUBI VELHO ESTÃO AVANÇADAS

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem avançando com o processo de transformação da nova creche do Surubi Velho, no lugar do antigo posto de saúde desativado do bairro. As obras da nova unidade de ensino, que começaram em julho do ano passado, e com previsão inicial de oferta de uma média de 54 vagas, estão a todo vapor e devem ser concluídas no primeiro semestre de 2021.

A estrutura do antigo posto de saúde, localizado na Rua Doutor José Zeferino de Mendonça Uchôa, contava com três salas e quatro banheiros. Para a implantação da nova unidade educacional, reivindicação antiga dos moradores da região, o espaço foi ampliado em aproximadamente 85 metros quadrados. A creche possuirá três salas e um berçário, quatro banheiros, recepção, secretaria, refeitório e banheiro, cozinha, lactário, jardim de inverno e pátio recreativo.

A secretária de Educação, Rosa Diniz Frech de Almeida, explicou como está o andamento dos trabalhos. “A reforma geral busca readaptar o espaço antes destinado à área da saúde para creche. Houve troca de pisos de cerâmica de bom acabamento, intervenção nas paredes da base à pintura, reforma do telhado, readequação das instalações hidráulica e elétrica e diversos outros serviços necessários, além da ampliação do espaço. O objetivo é reconstruir o espaço, oferecendo condições adequadas e acolhedoras para o desenvolvimento integral na infância”, reforça.

Desde o início do primeiro mandato do governo Diogo Balieiro Diniz, em 2017, foram entregues 21 unidades revitalizadas ou concluídas à população. Atualmente, 19 unidades passam por processo de revitalização no município. Uma escola também vem sendo construída no Parque Minas Gerais, na região das Barras.

EM REVITALIZAÇÃO

Estão sendo revitalizadas as seguintes unidades: Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco; Colégio Municipal Getúlio Vargas, na Cidade Alegria; Escola Municipal Geraldo da Cunha Rodrigues (Ciep 342), no bairro São Caetano; E. M. Luiz Pistarini, no distrito de Bulhões; E. M. Dona Mariúcha, no Santo Amaro; E. M. Noel de Carvalho, no bairro Nova Liberdade; Creche M. Luz do Sol, na Liberdade; E. M. Abrahão Hermano Ribenboim, na Cidade Alegria; E. M. Moacir Coelho da Silveira, na Serrinha; E. M. Doutor Jayme Miguel (Ciep 347); E. M. João Rodrigues, na Vila da Fumaça; E. M. Adelaide Lopes, na Capelinha; e sede do Programa Gente Eficiente, na Alvorada.

Algumas unidades, além da reforma geral, serão ampliadas, oferecendo mais conforto e abertura de novas vagas para estudantes. O Cemei Professora Angela Maria Lima, na Fazenda da Barra I, será expandido com um banheiro infantil e uma brinquedoteca. A Creche M. Sandra Maria Ferreira Cotrim, situada na Baixada da Olaria, contará com mais três salas, dois banheiros, dois depósitos e uma lavanderia. Já a Creche M. Parque Embaixador, na região das Barras, também contará com mais duas salas, um banheiro e um depósito. A Creche M. São Vicente de Paula também passa por obra de ampliação.

No Ciep 489 – Augusto de Carvalho, na Cidade Alegria, a quadra esportiva está sendo reformada e os vestiários serão transformados em salas de música. Na E. M. Maria Dulce Freire Chaves, no Novo Surubi, a quadra e os vestiários estão em processo de revitalização. Além da reforma geral, uma quadra coberta está sendo construída na E. M. Dona Mariúcha.

UNIDADES PRONTAS

São 21 unidades de ensino já entregues para a população. São elas: Cemei Servidora Hilda da Conceição Mateus Inácio; Cemei Maria das Dores de Almeida Duarte – Dona Lili; Cemei Maria Francisca Diniz Frech; Creche Municipal Morro do Cruzeiro; Creche M. São Vicente de Paula; Creche M. Pedacinho do Céu; Creche M. Novo Surubi; E. M. Surubi; Creche M. Lavapés Dr. Uchôa; Creche M. Rubens da Silva Lamin; Creche Bairro Vicentino; E. M. Maria de Assis Barboza; E. M. José Roberto Sampaio; E. M. Esther Politi; E. M. Educação Pré-Escolar Bairro Alambari; E. M. Jardim das Acácias; E. M. Governador Roberto Silveira; E. M. Bernarda Brandão; E. M. Lídia Pires de Magalhães; E. M. Rio Preto; e E. M. de Educação Bilíngue Rompendo o Silêncio.