PREFEITURA DE RESENDE SEGUE COM CONSTRUÇÃO DA ÁREA COBERTA DA ESCOLA MUNICIPAL ADELAIDE LOPES SALGADO

A Escola Municipal Adelaide Lopes Salgado, na Capelinha, está prestes a ganhar uma área coberta para o desenvolvimento de atividades recreativas com os alunos. A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou a construção do pátio recreativo com cobertura no dia 4 de janeiro deste ano, com previsão inicial de término no primeiro semestre.

O novo espaço com piso e cobertura de estrutura metálica visa abrigar os estudantes durante suas atividades físicas, além de proporcionar segurança e conforto na hora da recreação. Dentre os serviços realizados nesta etapa inicial, estão: locação da obra, que consiste na demarcação do terreno; começo da escavação das sapatas; instalação da parte hidráulica e esgoto do lavatório, que é destinado à higienização das mãos. A obra da unidade, situada na Rua Manoel Menandro Silva, é executada por uma empresa de engenharia licitada pelo governo municipal.

A próxima fase englobará os seguintes trabalhos: finalização da escavação das sapatas; dar início à escavação do baldrame; e concretagem. Depois, será feito o aterro e compactação do solo para nivelamento do piso. Em seguida, serão colocados os pilares, seguindo para a etapa da montagem da estrutura metálica e concretagem do piso. O pátio será bem arejado, livre nas laterais, com algumas demarcações no piso.

A secretária de Educação, Rosa Diniz Frech de Almeida, destacou a importância da área coberta para a escola. “O espaço recreativo será voltado para a prática de esporte e lazer, exercícios físicos, brincadeiras educativas, jogos e outras atividades a serem desenvolvidas com os alunos do Ensino Fundamental e do EJA (Educação de Jovens e Adultos). A nova área em construção será um local protegido contra o sol e a chuva, mais adequado para desempenhar atividades em geral. Servirá, especialmente, para o cumprimento do cronograma da disciplina de Educação Física, que auxilia no desenvolvimento e aperfeiçoamento físico, motor, cognitivo e social das crianças. Fatores como o equilíbrio, a disciplina e a concentração também são destacadas neste processo. Vale lembrar que a Educação está entre as prioridades do atual governo, que avança com melhorias na zona rural”, frisa.

Desde o início do primeiro mandato do governo Diogo Balieiro Diniz, em 2017, foram entregues 21 unidades revitalizadas ou concluídas à população. Atualmente, 19 unidades passam por processo de revitalização no município. Duas unidades estão em construção: uma escola no Parque Minas Gerais, na região das Barras; e uma creche no Surubi Velho.

EM REFORMA

Além da E. M. Adelaide Lopes Salgado, estão sendo revitalizadas as seguintes unidades: Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco; Colégio Municipal Getúlio Vargas, na Cidade Alegria; Escola Municipal Geraldo da Cunha Rodrigues (Ciep 342), no bairro São Caetano; E. M. Luiz Pistarini, no distrito de Bulhões; E. M. Dona Mariúcha, no Santo Amaro; E. M. Noel de Carvalho, no bairro Nova Liberdade; Creche M. Luz do Sol, na Liberdade; E. M. Abrahão Hermano Ribenboim, na Cidade Alegria; E. M. Moacir Coelho da Silveira, na Serrinha; E. M. Doutor Jayme Miguel (Ciep 347); E. M. João Rodrigues, na Vila da Fumaça; E. M. Adelaide Lopes, na Capelinha; e sede do Programa Gente Eficiente, na Alvorada.

Algumas unidades, além da reforma geral, serão ampliadas, oferecendo mais conforto e abertura de novas vagas para estudantes. O Cemei Professora Angela Maria Lima, na Fazenda da Barra I, será expandido com um banheiro infantil e uma brinquedoteca. A Creche M. Sandra Maria Ferreira Cotrim, situada na Baixada da Olaria, contará com mais três salas, dois banheiros, dois depósitos e uma lavanderia. Já a Creche M. Parque Embaixador, na região das Barras, também contará com mais duas salas, um banheiro e um depósito. A Creche M. São Vicente de Paula também passa por obra de ampliação.

No Ciep 489 – Augusto de Carvalho, na Cidade Alegria, a quadra esportiva está sendo reformada e os vestiários serão transformados em salas de música. Na E. M. Maria Dulce Freire Chaves, no Novo Surubi, a quadra e os vestiários estão em processo de revitalização. Além da reforma geral, uma quadra coberta está sendo construída na E. M. Dona Mariúcha.

UNIDADES PRONTAS

São 21 unidades de ensino já entregues para a população. São elas: Cemei Servidora Hilda da Conceição Mateus Inácio; Cemei Maria das Dores de Almeida Duarte – Dona Lili; Cemei Maria Francisca Diniz Frech; Creche Municipal Morro do Cruzeiro; Creche M. São Vicente de Paula; Creche M. Pedacinho do Céu; Creche M. Novo Surubi; E. M. Surubi; Creche M. Lavapés Dr. Uchôa; Creche M. Rubens da Silva Lamin; Creche Bairro Vicentino; E. M. Maria de Assis Barboza; E. M. José Roberto Sampaio; E. M. Esther Politi; E. M. Educação Pré-Escolar Bairro Alambari; E. M. Jardim das Acácias; E. M. Governador Roberto Silveira; E. M. Bernarda Brandão; E. M. Lídia Pires de Magalhães; E. M. Rio Preto; e E. M. de Educação Bilíngue Rompendo o Silêncio.