LIVE “SÍNDROME DE DOWN: PRÁTICAS E VIVÊNCIAS” NO CANAL DA PREFEITURA DE RESENDE NO YOUTUBE

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoverá nesta sexta-feira, dia 19, a live “Síndrome de Down: Práticas e Vivências” no seu canal do YouTube. O encontro virtual, em alusão ao Dia Internacional da Síndrome Down, acontecerá às 15h, com a participação de várias convidadas. Para participar, basta acessar o canal oficial da Prefeitura de Resende no YouTube. O objetivo do evento é enaltecer a data dedicada a movimentos de conscientização da patologia e dos direitos das pessoas com Síndrome de Down, com debate voltado para propostas de políticas públicas no assunto.

A live será aberta com a transmissão de um vídeo da Secretaria de Educação, relacionado ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Participarão da roda de conversa: Paula Baia, pedagoga, psicopedadoga especializada em Análise do Comportamento; Liz Braga, mediadora no espaço ‘Casa na Árvore’; Marli Maria da Silva, mãe de aluna atendida pelo Programa Gente Eficiente e pela Associação Pestalozzi de Resende; Denise Pena, psicóloga da Associação Pestalozzi; e Tatiana Lima, assistente social da Pestalozzi.

A diretora de Inclusão da Secretaria de Educação, Cristina Danelon, destaca a importância da live, que dará destaque às questões que envolvem o Dia Internacional da Síndrome do Down.

— É um dia de conscientização dos direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com Síndrome de Down. Esta síndrome é uma alteração genética, conhecida como trissomia 21, que afeta o desenvolvimento do indivíduo em aspectos físicos, psicossociais e cognitivos. A live focará em assuntos como atendimentos pedagógicos para o público com Síndrome de Down. Teremos relatos de experiências de uma pessoa com a síndrome, além da rotina de uma família neste contexto. Também abordará os aspectos cognitivos e socioemocionais dos alunos com Síndrome de Down, que refletem no processo de aprendizagem. Além disso, o encontro mostrará como os professores e toda a comunidade escolar devem buscar um olhar atento para as características no desenvolvimento das habilidades dos estudantes com a síndrome – reforça.

Vale destacar que a Secretaria de Educação e o Instituto da Educação do Município de Resende (Educar), por meio do Centro Municipal de Atendimento ao Educando (Cemae), contam com 31 unidades de ensino com Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com deficiência em Sala de Recursos Multifuncionais. Para as demais unidades da rede municipal que não possuem esta sala, é disponibilizado atendimento de professor de AEE itinerante.

De acordo com a diretora de Inclusão, Cristina Danelon, o Atendimento Educacional Especializado visa complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para a sua plena participação na sociedade e o desenvolvimento de sua aprendizagem.