ALUNO DO CEDEVIR, JOÃO HENRIQUE CARVALHO, PARTICIPA NO ESTANDE DA FLIR 2022

A Feira do Livro de Resende (FLIR) iniciou nesta última quinta-feira, dia 9, repleta de atividades e atrações para toda a família. A FLIR tem o apoio da Prefeitura de Resende e é promovido pela Look Mídia Eventos Especiais. O aluno João Henrique Carvalho, do CEDEVIR (Centro Educacional Municipal de Atendimento a Deficientes Visuais de Resende), participa de um estande de exposição, de 9 a 12 de junho, das 9h às 21h, na Área de Exposições.

O jovem João Henrique é escritor de histórias em quadrinhos e expõe suas obras e pinturas, durante toda a feira literária, além de vender camisas com seus desenhos. O aluno possui catarata congênita e tem estrabismo, nistagmo e microftalmia. Atualmente ele está no primeiro ano do curso de Biologia, porém ainda é aluno do CEDEVIR pois continua sendo acompanhado com o trabalho do Braille, já que foi alfabetizado pelo sistema. E ainda realiza aulas de educação física no Gente Eficiente, também da Prefeitura de Resende.

Para o João Henrique Carvalho, o programa CEDEVIR foi muito importante para que ele desenvolvesse a autonomia e aprender a lidar com as tecnologias digitais. Já o programa Gente Eficiente ajuda nas aulas de Educação Física.

A instituição CEDEVIR fica localizada na Rua Dr. Cunha Ferreira, n°200, no bairro Centro. O programa tem como objetivo oferecer serviços educacionais especializados para pessoas com deficiência visual desenvolverem independência, segurança e adequação em diversas situações e locais.

-É muito gratificante ter um dos nossos alunos como expositor na FLIR, mostrando seu talento e seus trabalhos. A FLIR é um evento importante, principalmente para os mais jovens, entrarem em contato com a leitura. Além da exposição do João Henrique, os alunos da rede conheceram na quinta e sexta-feira todas as atrações. A Orquestra de Cordas do CRIARTE também se apresentou na abertura da FLIR na quinta-feira – disse a secretária de Educação, Rosa Frech.

Outras atrações na FLIR

A Prefeitura de Resende também participa da FLIR por meio da Secretaria Municipal de Educação, com um estande para os estudantes da rede municipal de ensino. Neste local os alunos podem ler e interagir com a equipe por meio de histórias em quadrinhos, desenhos e pinturas.

A Biblioteca Municipal Dr.Jandyr César Sampaio, vinculada a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, está com a exposição “Bibliotecas na História”, em que os visitantes podem conhecer um breve panorama da história das bibliotecas ao longo do tempo.