Conselho Escola e Mural da Transparência

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Resende estão adotando uma prática que introduz e exercita a transparência com dinheiro público. O Conselho Escolar está disponibilizando o “mural da transparência”, um espaço no qual será feita a prestação de contas dos recursos que são creditados nas contas da unidade escolar, provenientes de repasses federais e municipais.

Os números de recursos recebidos e empregados em cada unidade serão divulgados para toda a comunidade escolar e darão uma dimensão didática sobre a importância da transparência em todos os segmentos da administração pública, reforçando a responsabilidade e os compromissos com o bem comum no ambiente escolar.

O Conselho Escolar é responsável por conduzir a gestão dos recursos e atua como um colegiado deliberativo, consultivo, fiscal, mobilizador e pedagógico na estrutura de gestão da escola. A condução desse dinheiro usado para aquisição de materiais de consumo, pequenos reparos na escola, entre outras utilidades, passa a ficar exposta para a comunidade escolar através do “mural da transparência”, o município possui 58 escolas, que recebem repasses oriundos do governo municipal e federal.

Para a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, o projeto faz parte de uma postura de gestão escolar democrática adotada pela administração pública, que renderá frutos com o desenvolvimento e amadurecimento desses alunos, formando cidadãos mais conscientes.

– Os murais da transparência já estão expostos em nossas escolas municipais, é importante acompanhar e fiscalizar a administração dos recursos do município e principalmente formar nossos alunos como futuros fiscalizadores, buscando como uma geração mais consciente e informada. – comentou a secretária. Participe!!

#ConselhoEscola #EducaçãoPúblicaEuValorizo