JOVENS DA REDE PÚBLICA DIVULGAM GRÊMIO ESTUDANTIL

Alunos da Escola Júlio Verne fazem palestra em escola sobre a experiência positiva com o Grêmio Escolar.

Os alunos da Escola Municipal preocupados em estabelecer uma comunicação mais direta entre a escola e a direção, objetivando uma melhora do convívio escolar, fomentaram a ideia da criação do Grêmio Escolar, tendo como principais eixos:

Congregar e representar os estudantes da escola;
Defender seus direitos e interesses;
Cooperar para a melhora da escola e a qualidade do ensino;
Incentivar e promover atividades educacionais, culturais, cívicas, desportivas e sociais;
Realizar intercâmbio e colaboração de caráter cultural e educacional com outras instituições de caráter educacional.

A escola diante da manifestação dos alunos buscou incentivá-los, apoiando essa implementação. O Grêmio Estudantil é citado no Estatuto da Criança e do Adolescente ECA- artigo 53 inciso IV- Lei do Grêmio, e também está previsto no regimento interno das escolas, devido a sua grande importância para toda a comunidade escolar.

Para Secretária de Educação Rosa Diniz Frech.

_ É com grande satisfação que eu vejo o interesse desses jovens, buscando uma atuação participativa, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da escola. Com certeza, essa participação traz um ganho para a Educação e isso reflete também em uma formação mais responsável para esses jovens.

A formação atual do grêmio já tem um ano e conta com a colaboração de seus integrantes que são participantes ativos. Em sua trajetória, o grêmio, que já se reuniu com vereadores da cidade para fazer algumas reivindicações, tem uma significativa atuação na escola, conseguindo muitas melhoras e até algumas reformas.

Com a intenção de divulgar essa experiência positiva, a direção da Escola Municipal Júlio Verne levou seus alunos para uma apresentação na Escola Municipal Geraldo da Cunha Rodrigues, em São Caetano, onde eles falaram sobre suas conquistas e seus projetos. E sobre as pesquisas entre os alunos sobre as prioridades da escola, contribuindo assim para uma gestão participativa.

O grupo de jovens, que estava muito bem preparado, explicou como foi criado o grêmio, como funciona o seu estatuto e as suas principais regras: como cargos, funções e ações.

A aluna Vitória Alves, que exerce a função de diretora do Grêmio conta sua experiência sobre o encontro: _ Esse encontro foi muito importante para o Grêmio, porque sentimos que nosso trabalho está sendo valorizado, e assim podemos mostrar o que estamos fazendo. E sobre a importância de ter um grêmio ativo na escola, ela lembrou ainda. _ O grêmio é um canal direto e rápido do aluno com a direção da escola.

Para a orientadora educacional Luciene Aparecida Domingos de Almeida que recebeu os alunos palestrantes: _ A experiência foi muito positiva, porque a intenção da direção é fazer com que os alunos sejam cada vez mais atuantes. E que eles tenham conhecimento do quanto eles podem fazer a diferença na escola e na sociedade. E quando esses alunos têm a oportunidade de escutar a experiência de outros adolescentes, que têm a mesma idade deles, isso serve de inspiração. Essa é a ideia da direção formar cidadãos conscientes e que queiram fazer a diferença na sociedade.

Para o aluno Renan do 9° ano do Ensino Fundamental . _ É possível montar um grêmio na escola e isso vai, com certeza, acrescentar muito para os estudantes.

Para a Orientadora Educacional Sônia Miravete, que acompanha de perto as atividades, estas ações têm melhorando o comprometimento desses alunos com a escola e lembra. _Os estudantes já conseguiram muitas melhoras com a atuação no grêmio, eles conseguiram a pintura da parte externa da quadra, conseguiram depois de muita luta trazer de volta o “Show de Talentos” da escola, que era uma reivindicação antiga, e continuam reivindicando a reforma da quadra.

Para a diretora da escola Sandra Lisbôa. _O Grêmio, ao lado da direção e da coordenação pedagógica, colabora também para a gestão da escola, auxiliando nos bons resultados de aprendizagem e desenvolvendo a responsabilidade nesses alunos.

A direção da Escola Júlio Verne muito orgulhosa da autonomia de seus alunos, vê com muita alegria a possibilidade de que, até o fim do ano letivo, outras palestras possam ser agendadas para divulgar o trabalho do Grêmio Estudantil.