E. M. JÚLIO VERNE INAUGURA BIBLIOTECA NARCISA AMÁLIA

Na quarta-feira, dia 28 de Março, foi inaugurada a Biblioteca da Escola Municipal Júlio Verne,  um espaço que não estava sendo usado há muito tempo e que agora volta a ser mais um ambiente de aprendizagem e convívio social no dia a dia da escola.

Essa iniciativa, idealizada pela diretora Sandra Lisboa, teve início com uma visita do prefeito Diogo Balieiro Diniz.

_ Isso só foi possível porque o prefeito durante uma visita à escola tomou conhecimento do estado do telhado da biblioteca, e prontamente atendeu nosso pedido, dando início a reforma. Na mesma semana, chegaram materiais e funcionários para resolver um problema que se arrastava durante mais de oito anos na escola. Com o vazamento do telhado não podíamos fazer uso do espaço da biblioteca e nem mesmo colocar os livros adquiridos pela escola a disposição dos alunos, porque o cheiro de mofo era muito grande no ambiente. Um espaço amplo como esse que infelizmente não podia ser utilizado pelos alunos e nem pelos professores.

A diretora lembra ainda que a escolha do nome da biblioteca é uma homenagem à poetisa Narcisa Amália, por ela ter sido uma mulher muito importante para a cidade. E que esse projeto faz parte da semana de comemorações ao ‘Dia da Mulher’, em que a escola programou vários eventos; palestra com advogado e professor da escola Enésio sobre: A Lei Maria da Penha; palestra sobre a Superação da Violência; e inauguração da Biblioteca em homenagem à poetisa.

_ A ideia de trazer o historiador Claudionor Rosa, para um bate papo informal com os alunos sobre Narcisa Amália, era para fazer com que nossos alunos percebessem a importância da poetisa para a sociedade daquela época. E principalmente conhecessem a história dessa e de outras mulheres fortes da nossa cidade. Contou a diretora.

Para Denise Assis, presidente da Casa da Cultura Macedo Miranda. _Essa é uma homenagem muito justa, devida a importância da poetisa para a cidade. A biblioteca é um espaço muito importante para o cotidiano escolar. Sempre acreditei muito na importância da leitura, ela é, sem dúvida nenhuma, o grande diferencial na vida das pessoas. Disse Denise.

O aluno Léo Siqueira do 7º ano ficou feliz com a possibilidade de conseguir ter acesso aos livros.

_ Fico muito feliz, porque eu adoro ler. A partir de agora a gente vai poder, além de ler e conseguir pegar livros emprestados, ter um espaço para estudar um pouco mais.

O trabalho de reforma da biblioteca também contou com a ajuda dos funcionários da escola, o objetivo era fazer com que o espaço não somente abrigasse livros, mas promovesse o gosto pela leitura e, além disso, a ideia é dividir o espaço com vários outros projetos, como também o jogo de xadrez.