PREFEITURA QUADRUPLICA NÚMERO DE ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL

Mais cinco escolas voltam às aulas em fevereiro com turmas aprendendo no novo sistema. Cinco escolas da rede municipal iniciam o ano letivo com o sistema de tempo integral implantado pela Prefeitura de Resende. A nova rotina começa no Ciep 489 – Augusto de Carvalho (Cidade Alegria) e nas Escolas Municipais Hetelvina Carneiro (Vargem Grande), Rio Preto (Rio Preto), Santa Maria (Fazenda Santa Maria, Academia Militar das Agulhas Negras) e de Educação Bilíngue Rompendo o Silêncio (Vila Julieta).

Por orientação da Secretaria de Educação, as instituições anunciaram a mudança no ano passado e prepararam os pais e responsáveis com orientações sobre o funcionamento do sistema. Com mais estas cinco escolas, a Prefeitura quadruplicou o número de unidades contempladas pelo sistema de tempo integral: subindo de três para 12 na atual gestão.

De acordo com a secretária de Educação, Rosa Frech, o processo de implementação do sistema integral é gradativo. “Gradualmente, a rede municipal vai sendo reformulada para atender à nova metodologia de ensino, baseada no Plano Municipal de Educação (PME). O plano segue as diretrizes, metas e estratégias propostas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). No Ciep 489, por exemplo, dos 405 alunos serão atendidas 128 crianças na faixa etária de quatro a nove anos, que estudam nas turmas de Pré-escola 1, Pré 2 e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Aos poucos, as escolas envolvidas serão readaptadas para funcionar em tempo integral. Os alunos beneficiados tinham a carga horária de quatro horas e meia; agora, permanecerão de 7h45 às 17h15 desenvolvendo diversas atividades educativas e esportivas. ”, destacou.

— Dentre as ações que fazem parte da grade integral, serão desenvolvidas oficinas de inglês, espanhol e artes. Em parceira com o programa AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) Comunidade, serão oferecidos reforços educativos e atividades esportivas, tais como: natação, capoeira e judô. A intenção do projeto político-pedagógico é promover a sociabilização entre as crianças dentro e fora do ambiente escolar, com a prática de novas habilidades que envolvem o social, cognitivo e o cultural – complementou.

No início do atual governo, eram três escolas em tempo integral funcionando: Escola Municipal Adelaide Lopes Salgado (Capelinha), E. M. Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi) e E. M. Sagrado Coração (Lavapés). Em 2018, o ano letivo foi encerrado com a implantação do sistema integral em mais quatro unidades: E. M. Júlio Verne (Vicentina), E. M. Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), E. M. Moacir Coelho da Silveira (Serrinha) e E. M. Geraldo da Cunha Rodrigues (São Caetano). Com as cinco escolas que iniciam em 2019, o número de estudantes passa de 750 para aproximadamente 1,3 mil. Se levar em conta as 19 creches que já existiam em tempo integral, são cerca de 2,7 mil crianças e jovens contemplados. Atualmente, o município possui 63 unidades de ensino.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz frisou sobre a relevância do tempo integral nas escolas da rede. “De forma simultânea, a E. M. Júlio Verne (Ciep 482) e a E. M. Marieta Salles Cunha foram as primeiras a serem atendidas neste governo. A mudança segue a proposta do MEC e é uma reivindicação antiga das comunidades. O sistema de tempo integral proporciona melhorias no desempenho dos alunos e desenvolvimento pleno da cidadania, que refletem no crescimento sócio-econômico. As crianças vão ganhar café da manhã, almoço e lanche durante o período. Os pais também se beneficiam com isso, podendo trabalhar com maior tranquilidade”, salientou.

Meta

O Plano Municipal de Ensino prevê a implantação do sistema integral com a proposta de atingir 50% da rede até 2025. Mesmo com o alcance da meta, a Prefeitura possui a intenção de ampliar o sistema com o atendimento em mais escolas. Conforme determinação do Plano Municipal, no primeiro semestre de 2019, serão realizadas diversas reuniões com temáticas para avaliação e monitoramento do sistema integral, promovidas pelo Conselho Municipal de Educação. De acordo com o calendário letivo, no dia 8 de junho, acontecerá o Fórum Municipal, presidido pelo Conselho, no qual membros da sociedade são convidados, com o objetivo de definir possíveis readequações ao plano.